fbpx
Petrópolis – Junho/2021 por Rosane Mendes
26 de julho de 2021
Viagem à Praga por Raquel Cirino
13 de outubro de 2021
Mostrar Tudo

Tour de Vinícolas – Interior de SP – 18 e 19 de Setembro/21 por Rosane Mendes

 

Muitas vezes na vida a única coisa que precisamos é sair do ar, respirar outros ares, ter novas experiências, fazer o que lhe dá prazer e voltar às raízes.
Foi pensando nisso que tivemos a ideia de uma visita ao interior de nosso Estado, SP.
Como muitos já sabem eu amo vinhos.. adoro roteiros de Enoturismo e procuro agregar sempre uma vinícola em nossas viagens. Há muito tempo em uma feira de Vinhos conheci os vinhos da Vinícola Guaspari ( não tem acento ao ler, quase todos pronunciam Guáspari mas não é) e fiquei impressionada pela qualidade do vinho e por ela já ter recebido prêmios significativos nesse mundo do vinho. Também há uns 3 anos tinha ouvido falar da Casa Verrone, outra vinícola de destaque da região e que me impressionou também.
Pensando em unir uma visita a essas Vinícolas e um fim de semana de calmaria, lá fomos nós ( curiosos sobre o mundo do vinho) para São José do Rio Pardo e Espírito Santo do Pinhal, as cidades são próximas e não mais que 2h30 de viagem saindo aqui de Jundiaí.
Saímos bem cedinho aqui da agência pois a Casa Verrone marcou nossa visita para as 10h00.. Muito gentil e simpático o nosso motorista Rubem, já adoçou o nosso dia com balinhas…
A Casa Verrone, localizada em plena Serra da Mantiqueira, com uma paisagem incrível nos recebeu em um lugar muito lindo!! Com vista das montanhas e dos parreirais o dia começou muito bem com um cafezinho dessas mesmas terras.

O local onde ocorre a degustação e o almoço é lindo! Decorado com adereços alusivas ao vinho tivemos um encontro com o Marcio, proprietário e idealizador da Casa Verrone que nos contou sua estória de sonhos e ideais quando aportou ali naquela região e começou a pensar em fazer vinhos num lugar tão pouco provável.. Mas como a tecnologia e o terroir se mostraram a favor o desenvolvimento foi certeiro e hoje podemos degustar muitos vinhos de excelente qualidade. Nessa maneira de cultivar e fazer a dupla poda originou-se as colheitas de inverno e a Syhah ou Shiraz é uma das uvas mais promissoras da região, originado vinhos bastante frutados e longevos.
Nossa degustação foi servida a inglesa e o almoço também, preparado pelo chef Maurício Feltran, que a cada mês renova um cardápio para proporcionar grandes experiências enogastronômicas. Vale a pena conferir e passar horas apreciando o local.
Em seguida ao tentarmos chegar a Cachaçaria Vian é claro que graças a Waze nos perdemos!! Foi hilário já que atravessamos porteiras e mais porteiras ( aliás nossos queridos passageiros foram muito solidários e se candidataram a abrir e fechar todas elas ) que só terminaram quando a estrada literalmente acabou em um pasto enorme com as vaquinhas nos olhando curiosas rss .. Uma aventura onde literalmente “COMEMOS POEIRA” como disse uma de nossas passageiras.. mas faz parte da vida, senão do que lembraremos com boas risadas.. KKKK
Bendito ou maldito, o Waze afinal nos levou ao lugar certo..

A próxima parada era A Fazenda de Cachaça Vian, que nos recebeu de braços abertos com um delicioso lanche e muita, mas muita bebida mesmo.. gin, cachaças e outros produtos produzidos ali mesmo por um casal pra lá de simpático que nos mostrou todo o processo de destilaria e a preocupação em manter a fazenda sempre trabalhando com muita consciência ecológica. Muito legal a visita e com certeza saímos bem alegrinhos ….
O bom de fazer uma viagem com todo o conforto de estar num grupo, com motorista, numa van privativa é que podemos degustar essas delícias sem nos preocupar com quem vai dirigir , quem está mais sóbrio e tal… um luxo!
Nosso merecido descanso depois de tanta porteira, vinhos e cachaças foi no Hotel e Pousada Recanto do Rio Pardo. Praticamente uma fazenda dentro da cidade. Foi uma surpresa acordar com o som intrigante dos maravilhosos pavões e pavoas que ali vivem. Também no local encontramos muitos peixes, macacos, coelhos, cavalos, galinhas e galos.
A flora é simplesmente maravilhosa, lindos lugares para fotos e claro um café da manhã simples mas muito gostoso para nos renovar!
Hora de seguirmos viagem para a cidade de Espirito Santo do Pinhal que fica apenas a 1 hora dali. Paramos para almoçar pois nossa visita a tão especial Vinícola Guaspari seria somente as 14hs e nada como forrar o estomago antes…

Chegando a tão aguardada Guaspari, nos deslumbramos com o lugar. Muito bem decorado, arrumado, portas e janelas de um azul lindo!!! Fomos recepcionados pelo funcionário da casa, o Pedro, que muito simpático nos deu um show de sabedoria sobre os vinhos locais e da harmonização que foi feita e preparada para nós. Em seguida nos levou a uma visita a todas as dependências, onde pudemos constatar toda tecnologia, investimento e modernidade empregada ali. A família não poupou dinheiro e nem esforços para alcançar os Prêmios que obteve até agora, sem exagero mesmo! Foram muitos e também especiais. Aliás todos os amantes de vinhos deveriam visitá-la e conhecer esses exemplares maravilhosos a fim de Valorizar as vinícolas Brasileiras.
Nossa viagem foi curta mas tenho certeza que foi deliciosa!!!! Uma volta às raízes de muitos de nós. Novas amizades se fizeram e outras se fortaleceram. Enfim, viajar já é bom e com essa experiencia enogastronômica ficou melhor ainda!!

 

Um muito obrigada a todos que fizerem parte dessa aventura e até a próxima!!

Rosane Mendes
Mulheres Pelo Mundo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *