Bora falar de excelentes vinhos, comida boa, gente simpática e muita paisagem …
O Vale dos Vinhedos foi a primeira região produtora a receber a “Denominação de Origem” (D.O.) para vinhos no Brasil. Isso dá um valor ainda mais especial: certifica que as condições geográficas do Vale dos Vinhedos garantem aos vinhos qualidades únicas, específicas da região. Para quem ama vinhos o Vale dos Vinhedos é o paraíso aqui no Brasil e nada de pensar em terra tupiniquim não, pois a tecnologia, inovação, qualidade e premiações internacionais imperam por aqueles lados. Não há mais espaço para o preconceito nesse quesito, definitivamente!!!
A cidade onde ficamos é Bento Gonçalves e o portão de entrada para quem vem de longe pode ser tanto o aeroporto de Porto Alegre, a capital como o de Caxias do Sul , esse com menos opções de vôos mas mais perto.. Na nossa chegada em Porto Alegre seguimos para Bento e no caminho já demos uma paradinha obrigatória na cidade de Carlos Barbosa para visitarmos a lindíssima loja da Tramontina . Inovadora e moderna seu visual e seus produtos são de deixar qualquer um impressionado. Mas não se iluda pois os preços são bem salgados também. Mas vale uma visita!
Ficamos em um hotel bem central e de fácil acesso para todo o comercio local. Caminhar pelas ruas durante o dia e a noite é bem seguro nessa cidade de 122 mil habitantes. Visitamos muitas propriedades no famoso Caminhos de Pedra, uma rota turística rural de 12km, distante cerca de 15 minutos de Bento Gonçalves, ao longo da qual o visitante encontra atrações voltadas ao resgate do patrimônio cultural dos imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul em 1875. A Casa do Tomate é uma delas e fomos muito bem recepcionados pela proprietária que nos contou a história de sua família e nos mostrou a sua horta, a loja , a
antiga casa, hoje museu e os produtos produzidos ali.
Na casa da Erva Mate, pudemos conhecer toda a arte de tomar um bom chimarrão e saber como é produzido. Tem também a Casa da ovelha , a casa das Cucas ( alias deliciosas ) e a Cantina e Vinícola Strapazzon (para degustação de vinhos, gastronomia e local onde foi filmado o filme Quatrilho). Uma imersão ao passado e aos costumes desses imigrantes
corajosos! Quanto às Vinicolas do Vale dos Vinhedos ( são quase 30) visitamos as que conseguimos pois é necessário muito mais tempo para conhecer. A famosa Miolo é imperdível, uma visita e a degustação vale muito!. A Casa Valduga, tradição, história, beleza, é uma das mais famosas e procuradas por todos os amantes de vinhos. São inúmeras opções e com tempo não falta vinho bom para ser descoberto! Acidade de Garibaldi é conhecida como a pioneira na Rota dos Espumantes, que não perdem em nada para os grandes champagnes, cavas e espumantes do mundo todo. Comer bem, beber bem, fazer novos amigos. Viajar é estar vivo, festejar e admirar novos lugares como esse paraíso ao Sul do nosso país. Super recomendo!!
Por Rosane Mendes
Mulheres Pelo Mundo