fbpx
Vale do São Francisco por Rosane Mendes
22 de março de 2021
Tour de Vinícolas – Interior de SP – 18 e 19 de Setembro/21 por Rosane Mendes
5 de outubro de 2021
Mostrar Tudo

Petrópolis – Junho/2021 por Rosane Mendes

TOUR CERVEJEIRO PETROPOLIS

 

 

Petrópolis é uma cidade serrana do estado do Rio de Janeiro e sua história se mistura  com a época do Imperador D. Pedro II.

Nas antigas propriedades da família Real podemos ver os casarões e palacetes , hoje todos museus e muito bem conservados,  vale uma visita . No Museu Imperial podemos ver  os ambientes  intactos e que  naquela época  deveria ser a máxima expressão do luxo nesse país Tupiniquim onde a  precariedade ainda imperava.

Alberto Santos Dumont também vivou  em Petrópolis num chalé estilo suíço francês que nos impressiona pela simplicidade onde habitou  esse incrível inventor nada mais nada menos que  do avião. O interessante  é que a casa tem muitas particularidades  como a escada da entrada com degraus em forma de raquete, o chuveiro  com aquecimento a álcool  e  não tem cozinha já que o pequeno  aviador  recebia sua comida  do antigo Palace Hotel portanto podemos dizer que ele foi nada mais nada menos que o inventor do Delivery também..  Vale uma visita à Encantada, como é chamada.

Pouca gente sabe que o Brasil já viveu a era dos cassinos  e hotéis super luxuosos e que  em Petrópolis se encontra o “Quitandinha” , inaugurado em 1944 foi o  maior luxo nesse segmento  com seus 440 quartos que hoje são apartamentos onde residem pessoas  normais e mortais, recebeu grandes celebridades na época  como Carmen Miranda, Walt Disney, Greta Garbo, Orson Welles, e foi no Quitandinha que Martha Rocha saiu vencedora da primeira edição do concurso de Miss Brasil. Luxo é pouco, impressionante !!!

Essa viagem mesclou muita cultura, história e claro … MUITA CERVEJA DA BOA !!!!

Aliás a 1ª Cervejaria no Brasil foi fundada em 1853 e advinha onde? Em Petrópolis é claro, e não parou de crescer. Hoje são pelo menos 8 fábricas e mais de 20 marcas locais que merecem uma visita!

Os primeiros registros de fabricação de cerveja têm aproximadamente 6 mil anos e remetem aos Sumérios, povo mesopotâmico. A primeira cerveja produzida foi, provavelmente, um acidente como muitas outras bebidas e comidas que surgiram  ao longo da existência da humanidade.

Em Petrópolis encontramos micro cervejarias com exemplares fantásticos que vão desde a Pilsen que surgiu na República Tcheca com características marcantes e aroma e sabor acentuados pelo lúpulo, além da cor dourada , a Lager com baixa fermentação e ação do levedo em baixa temperatura até estilos como da  Americana Red Ale e outras  cervejas  distintas e deliciosas.. Calma que não deixei de preferir os vinhos  mas confesso que me apaixonei por algumas delas!!

Nossa visita a algumas cervejarias *pois como são muitas precisamos escolher as que iríamos) , foram experiências únicas e a coisa só melhorava!!

A Colonus , cervejaria local nos proporcionou uma experiência muito agradável.. com degustação de 4 cervejas incríveis, alias uma delas feita com whisky Jack Daniels foi uma enorme surpresa de como a diversidade é grande. Acompanhadas de pães, bolinhos com queijo e muffins  de chocolate preparados com  cevada foi surreal.. todos saíram de pilequinho de lá, exceto o Pedro  que é menor e não pôde beber .Rss

No tour que fizemos pela Cervejaria Bohemia, imediatamente me apaixonei pelo universo da cerveja. A visita oferece a experiência cervejeira mais completa da América Latina e apresenta a história da cerveja, o seu processo de produção e ingredientes que levam os visitantes a experiências sensoriais únicas e degustações exclusivas. Tem restaurante e pub e um dos nossos almoços foi alí..  adorei!!

Claro que tínhamos que ir a Teresópolis , uma cidade também serrana que recebeu esse  nome em homenagem a Dona Thereza Christina , esposa de Dom Pedro II  que aliás nunca pisou naquelas terras.De intenso turismo, gastronomia , compras , parecida com a nossa Campos do Jordão e que vale muito a pena incluir. Na Vila St. Gallen, uma típica vila alemã onde se encontra a cervejaria Terezópolis,  fundada em 1912  que devido a pandemia estava fechada para o  Bier Tour  pudemos  visitar a loja, a vila e o restaurante e comprar algumas  Cervejas especiais e taças personalizadas ..

Até um almoço exclusivo  com o chef local, o Leo Coalhada, rolou. Aliás que comida maravilhosa, me lembrei e fiquei com vontade de repetir a dose!

Outra Cervejaria que visitamos foi a Kanton Bier , de propriedade de um  suíço, ele faz maravilhas como a blond ale, amber, Weiss, stout, APA ou  IPA, a qualidade comprovada é fruto de um trabalho que vem desde  2012 e que hoje é considerada uma das que mais crescem na região. De canja tivemos uma apresentação de uma orquestra do Rio de Janeiro.. ou seja, cerveja boa,  comida boa e música maravilhosa, aliás o local é um Pub e tem música ao vivo  normalmente .. Show!!

Com tanta história de Imperadores e princesas, famosos de Hollywood, Gigantes do ramo da cervejaria, celebridades etc , nada menos que um Castelo Medieval poderia nos hospedar  é claro..  e sim, ficamos no Castelo de Itaipava !!

Construído em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos, é famoso por ser uma reprodução de castelo renascentista, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa e seu amigo Fernando Valentim, que fazem dele o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico das Américas. Construído por vinte famílias trazidas da Europa que utilizaram material totalmente euroupeu: de Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesão portugueses; da França, o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando os principais detalhes, cada porta do quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro. Esta construção levou em torno de 5 anos. O hall com as escadarias e o teto de jacarandá é finamente trabalhado. Há vitrais com o brasão da família, bibliotecas com estantes esculpidas em relevo e um exuberante jardim natural cercando a mansão. Personalidades como Adhemar de Barros, Getúlio Vargas, Amaral Peixoto e várias outras pessoas da alta sociedade carioca e paulista frequentavam o local. Puro luxo!! Quem quiser fazer o casamento no local eu recomendo e para quem não fica hospedado eles oferecem um tour que pode ser agendado com antecedência.

Como o embarque foi na cidade do Rio aproveitamos para almoçar na praia do Leme  em restaurante em frente ao calçadão com  comida boa e muita agitação dos cariocas locais.  Depois fomos  conhecer o Boulevard Olimpico e os museus instalados alí e no final da tarde apreciar um dos mais lindos pores do sol visto da Baia de Guanabara. Voltamos para casa com a alegria de mais uma aventura e experiências maravilhosas  vividas com um grupo tão bacana!

 Meu muito obrigada e um enorme abraço a esses viajantes nota mil!!

LUIZA, ROSANGELA, NADIR , ANA RAQUEL, CAROLINE MACHADO , ELJU  , CAROLINE SILVA , DIEGO , JESSICA  , PEDRO , DULCIANA , VILMA , CARLA , ONEIDE , RAQUEL  CIRINO E HENRI .

Rosane Mendes
Consultora e guia de turismo em MPM e sommelier de vinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *