fbpx
Guia para a primeira viagem de avião
18 de outubro de 2018
Mostrar Tudo

Vai viajar? Veja dicas para não perder o voo

Um dos maiores pesadelos de qualquer viajante é perder o voo, independente se estiver saindo a trabalho ou passeio, mas a ansiedade é maior quando estamos falando de férias. Mesmo sendo viajantes descolados cometemos erros básicos que podem causar sérios transtornos. Às vezes damos sorte, outras vezes não.

Alguns conselhos básicos que merecem ser repetidos sempre:

Programe-se para sair de casa ou do hotel com antecedência maior do que a necessária. Conte com imprevistos como engarrafamento ou acidentes no percurso, furo no pneu, uma blitz e, até mesmo, um relógio parado. O despacho de voos internacionais começa de 2 a 3 horas antes da decolagem, então planeje chegar ao aeroporto com hora extra para encontrar a área de check-in correta, fazer os trâmites e ainda sobrar tempo para compras e comidinhas.

Confira antes de sair de casa qual é o aeroporto correto. Pode parecer brincadeira, mas já ouvi histórias de passageiros que deveriam estar no Aeroporto de Orly, na França, e se apresentaram em Charles de Gaule. Zero chance de embarcar naquele voo.

Verifique também o terminal de embarque do seu voo. No exterior, os aeroportos das grandes metrópoles são gigantes e errar o terminal em cidades como Miami, Los Angeles e Cingapura pode ser fatal.

Permita que mais de uma pessoa do grupo confira o horário de embarque, para não confundir com o horário de decolagem. Deixar toda a responsabilidade nas mãos de uma só pessoa aumenta as chances de erro.

Redobre a atenção em cidades estrangeiras porque a probabilidade de você entendê-los chamando o voo ou seu nome com aquele sotaque carregado é praticamente nula.

De tempos em tempos, confirme se não houve mudança no seu portão de embarque. Fique atento aos avisos luminosos e consulte os despachantes da empresa que estão sempre por ali.

Esteja na sala de embarque, na frente do portão do seu voo, antes do horário recomendado na passagem. Longas filas no raio-x e na imigração, bem como as distrações das lojas duty-free, são motivos que fazem as pessoas ficarem para trás. Leia um livro, veja fotos ou observe o tráfego das aeronaves no pátio para passar o tempo.

Nunca, em hipótese nenhuma, compre voos com conexão inferior a quatro horas. A probabilidade da Lei de Murphy acontecer no seu voo é grande: atrasos na decolagem, desvios de rota em virtude de mal tempo, longas distâncias para percorrer no terminal entre um portão de embarque e outro. O horário de chegada informado pela empresa é o de pouso e, dependendo do aeroporto, o taxiamento e desembarque podem levar até meia hora. Os voos são encerrados com 30 minutos de antecedência e, se você comprar um voo com intervalo de conexão de uma hora, significa que já perdeu o voo.

Caso o seu objetivo seja fazer um cruzeiro, compre as passagens aéreas para um ou dois dias antes da saída do navio. Se houver cancelamento ou atraso no voo, você perderá o passeio. A mesma ideia se aplica às passagens de trem ou voos internos.

E lembre-se: você está viajando a passeio, evite passar por aborrecimentos desnecessários, uma ou duas horas a menos no último dia de passeio não farão diferença. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *